Operação Belezura chega às praças de Moema
Fevereiro 03, 2001

A operação Belezura, idealizada pela Prefeita Marta Suplicy para embelezar a cidade, chegou a Moema. A AMAM, Associação dos Amigos de Moema, doou o material usado na operação, de vassouras a mudas de flores. O evento foi prestigiado com a presença do Deputado Federal Arlindo Chinaglia, Secretário de Implementação das Subprefeituras, e do Senador Eduardo Suplicy.

José Américo Dias, Administrador Regional de Vila Mariana, concedeu a seguinte entrevista:

Sampa Online: O que está sendo feito na Praça hoje?
José Américo Dias: Estamos plantando 2.500 mudas de gramíneas, 200 mudas de flores tipo beijinho, além de efetuar uma varrição complementar e pintar as guias dos canteiros. É uma praça grande, de aproximadamente 7.000 metros quadrados, com a igreja, e temos muita guia de canteiro para pintar até as quatro da tarde, quando está previsto o término do mutirão.

Sampa Online: Como é que a Prefeitura vai fazer a manutenção, para que continue bonita do jeito que parece que está ficando?
José Américo Dias: A Prefeitura vai fazer manutenção com suas equipes, já que agora dispomos de equipes. Mas precisamos do apoio da comunidade para manter e fiscalizar a Praça. Há pessoas que jogam entulho, que jogam lixo. Hoje mesmo de manhã quando chegamos havia uns quarenta sacos de lixo, apesar de termos feito uma limpeza ontem. Nós não temos suficientes fiscais; precisamos o apoio da comunidade não só para não jogar lixo como para fiscalizar, identificando as pessoas que agem de maneira irresponsável, para que possam ser orientadas e se necessário punidas

Sampa Online: As pessoas que forem flagradas jogando lixo na Praça podem ser multadas ?
José Américo Dias: Podem ser multadas; a multa é de aproximadamente quinhentos reais. Apesar que só o Agente Vistor pode multar, qualquer pessoa pode denunciar e nós colocamos a disposição um dos nossos Agentes Vistores para fazer a identificação da pessoa. Nós dependemos da população para fiscalizar. Temos duzentas praças na área da Regional; é impossível a Regional conseguir fiscalizar tudo isso; dependemos da população para identificar as pessoas que cometam contravenções para que possamos orienta-las e depois, diante da reincidência, punir. Dependemos fundamentalmente das sociedades organizadas para orientar as pessoas para que elas não depositem lixo, para que ajudem a cuidar e fiscalizar.

Sampa Online: Há Fiscais suficientes na Administração Regional de Vila Mariana?
José Américo Dias: Não, não há fiscais em número suficiente. Temos apenas 16 agentes vistores em condições de aplicar multa.

Sampa Online: E quanto seria o número ideal?
José Américo Dias: Deveríamos ter de quarenta a cinqüenta, pelo menos.

Questionada sobre a presença de lixo na Praça, Lygia Horta, presidente da AMAM, disse: "A população tem de se conscientizar que ela tem de manter o bem público limpo. Aqui na Praça brigamos há muitos anos com os restaurantes e lanchonetes da Praça que tem o vício de colocar o lixo aqui, desrespeitando o horário de caminhões, da colocação de lixo, e como resultado temos lixo 24 horas por dia aqui na Praça. Apesar que a Prefeitura multa constantemente, acho que a multa deve ser pequena, porque eles preferem pagar a multa e continuar colocado aqui na praça. Mas eu penso que quem não tem higiene com seu lixo não deve ter higiene com sua comida, e é melhor não virem comer aqui. Os comerciantes deveriam ter um pouco de consciência e disciplinar o lixo que produzem".

Fotos do evento

Foto Foto

O Deputado Federal Arlindo Chinaglia, doutor em Medicina, mede a pressão de José Américo Dias.
O resultado?  "Dentro dos valores normais",
segundo o Dr.  Chinaglia.

O Senador Eduardo Suplicy e
José Américo Dias

Foto Foto

Membros da AMAM posam com o Senador Eduardo Suplicy e
José Américo Dias

Em sentido horário, Lygia Horta, presidente da AMAM, se seu marido, o Senador Eduardo Suplicy
e José Américo Dias

Foto

Foto

Membros da comunidade participaram com entusiasmo do evento

O Senador Eduardo Suplicy

[ Convide um(a) amigo(a) ] a ler esta reportagem

[ Imprima ] esta reportagem

Portal Sampa Online (http://www.sampaonline.com.br): o maior e melhor portal dos bairros da cidade de São Paulo